quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FESTIVAL EXPRESSAR 2011 É NESTE FINAL DE SEMANA

O mais novo espetáculo de dança do Expressar Dança e Pilates chega aos palcos neste final de semana. “As Maravilhas de Alice” estreia nos dias 26 e 27 de novembro, no Festival Expressar 2011. O auditório do Centro Universitário Unifemm vai receber mais de 250 bailarinos com o único objetivo de encantar o público presente.

Este ano, o Expressar transforma em dança uma das principais obras da literatura mundial: Alice no País das Maravilhas, uma obra de mais de 150 anos do escritor Lewis Carroll. Como na obra do escritor Lewis Carroll, o Expressar passeia pela fase da adolescência. As dúvidas, curiosidades e sonhos desta idade serão transformados em dança e música

Entre as novidades deste ano, destaca-se a participação do ator e professor de teatro João Valadares. Responsável pela direção de cena do espetáculo, João realiza, desde agosto, a preparação teatral dos bailarinos. “Acho que o festival tem esse caráter um pouco teatral e foi isso o que tentamos trabalhar com os bailarinos. Eles tiveram que trabalhar com a técnica, o jogo teatral e as improvisações e isso será uma diferença no espetáculo deste ano”, afirma João.

Como no ano passado, a trilha, que contém músicas criadas ou adaptadas especialmente para as coreografias, é de Ailton de Castro. “Uma coisa que eu achei este ano foi que nível de motivação de bailarinos está bem maior. Não sei se pela popularidade da história ou da identificação com o enredo, mas será um espetáculo maravilhoso”, garante o músico.

Ao todo, são esperadas 2500 pessoas para assistirem, em quatro sessões, noventa minutos do principal espetáculo de dança de Sete Lagoas e região. “Como já é marca registrada do Expressar, o festival busca valorizar e despertar todo o potencial dos bailarinos por meio do desenvolvimento teatral e musical, principalmente. O espetáculo desde ano será marcante, inovador, imperdível”, garante Jane.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Festival Expressar 2011 viaja pelo mundo mágico de Alice

· Espetáculo de dança será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório do UNIFEMM;



· Entre as novidades deste ano está a participação do ator e professor de teatro João Valadares. Ele fará a direção de cena do espetáculo.



Um lugar encantado. Um lugar de sonhos. Em poucas palavras, esse é o mundo de “Alice no País das Maravilhas”. Uma obra de quase 150 anos que ganhará o palco do Centro Universitário Unifemm com o mais novo espetáculo do Expressar Dança e Pilates. “As Maravilhas de Alice” estreia nos dias 26 e 27 de novembro, no Festival Expressar 2011.



Como na obra do escritor Lewis Carroll, o Expressar passeia pela fase da adolescência. As dúvidas, curiosidades e sonhos desta idade serão transformados em dança e música. “Ao cair em uma toca de coelho, Alice é transportada para um mundo fantástico. Então, segue em busca do despertar para uma vida de realizações, mesmo com os conflitos próprios da idade”, explica Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar Dança e Pilates.


Entre as novidades deste ano, destaca-se a participação do ator e professor de teatro João Valadares. Responsável pela direção de cena do espetáculo, João realiza, desde agosto, a preparação teatral dos bailarinos. Como no ano passado, a trilha, que contém músicas criadas ou adaptadas especialmente para as coreografias, é de Ailton de Castro.


No palco, mais de 250 bailarinos vão encantar quem estiver presente. Outros 45 profissionais já trabalham diariamente para atender ao público cativo do Festival Expressar. Ao todo, são esperadas 2500 pessoas para assistirem, em quatro sessões, noventa minutos do principal espetáculo de dança de Sete Lagoas e região.


“Como já é marca registrada do Expressar, o festival busca valorizar e despertar todo o potencial dos bailarinos por meio do desenvolvimento teatral e musical, principalmente. O espetáculo desde ano será marcante, inovador, imperdível”, garante Jane.


SERVIÇO



Festival Expressar 2011 – “As Maravilhas de Alice”


Data: 26 e 27 de novembro, às 16h30 e às 20 horas



Local: Auditório do Centro Universitário UNIFEMM (Rua Pedra Grande, 2268)



Ingressos no Expressar , na Via Mia (Shopping), no Salão La Femmy

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Expressar representa o país na França

Na foto de Simone Machado, Jane Paulino e Alan Keller.

O Expressar Dança e Pilates foi um dos dois grupos do país selecionados para participar, de 10 a 21 de abril, do Encontro Internacional de Dança Contemporânea, na cidade de Poitiers, na França. Organizado pela Université de Poitiers, o encontro é um dos mais importantes do mundo por reunir o que há de mais novo nessa área. Direcionado para professores, pesquisadores e profissionais da dança, o evento também contará com programação em Paris.

O trabalho escrito para participar do encontro acadêmico é de Alan Keller, professor de dança do Expressar e Secretário Adjunto de Cultura de Sete Lagoas. De acordo com o coreógrafo, tal trabalho é o resultado do seu curso de pós-graduação. O objetivo do encontro é justamente descobrir o que existe de pesquisa do movimento da dança no mundo. “O foco do meu trabalho é o preconceito ao homem que dança. Minha apresentação, tanto acadêmica quanto a da dança nos palcos do encontro, será toda voltada para esse sentido”, explica Alan.

Com essa seleção, o Expressar representa o país juntamente com outro grupo de Florianópolis (SC). “Ficamos sabendo do evento por meio de Nicolle Vieira, ex-aluna do Expressar e que hoje mora na França. Com isso, inscrevemos o trabalho do Alan e temos a grande satisfação de representar Sete Lagoas, Minas e todo o país nesse importante encontro de dança. Vamos ter a oportunidade de mostrar a nossa arte na vitrine do mundo”, afirma Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar, que também participará do evento.

Além das apresentações de dança de profissionais e grupos de todo o mundo, o Encontro Internacional de Dança de Poitiers contará com uma extensa programação de debates e workshops. “Não só vamos levar nossa arte para o exterior, como vamos trazer para Sete Lagoas muita novidade”, garante Jane. A apresentação de Alan Keller contará com o design de figurino e do objeto cênico do artista plástico sete-lagoano Demetrius Cotta.

SOBRE O TRABALHO

Com base em extensa pesquisa acadêmica, Alan Keller fará, em sua apresentação na Université de Poitiers, uma alusão à mariposa para tratar do preconceito ao homem que dança. “Através da performance, a experiência de uma mariposa, quero expressar de forma cênica o preconceito principalmente em cidades do interior do país. A alusão refere-se ao fato de que a mariposa sofre uma mutação para sair do seu casulo e se libertar daquele estado. Da mesma forma, os homens que optam pela dança como profissão, precisam se libertar do preconceito para conseguirem trilhar esse caminho. A mariposa possui hábitos noturnos, mas sempre busca a luz. Como o homem, que precisa lutar contra os esteriótipos estabelecidos por uma sociedade muitas vezes preconceituosa e até mesmo contra seu próprio preconceito para se iluminar nos palcos de dança”, explica o professor.

SOBRE ALAN

Alan Keller é formado em Educação Física e pós-graduado nas áreas de Gestão Pública, Marketing e Gestão cultural e Dança e Consciência Corporal. Começou a carreira como dançarino de banda. Com 21 anos, foi para o Expressar estudar dança. Em pouco tempo já era professor. O dançarino, professor e coreógrafo foi secretário de cultura de Paraopeba e hoje ocupa as cadeiras de professor do Expressar Dança e Pilates e a de Secretário Adjunto de Cultura da Prefeitura de Sete Lagoas.