Expressar comemora 25º Festival com alegria e compromisso de sempre
Este ano o Expressar Dança e Pilates completa 24 anos e realiza seu 25º Festival de Dança com o tema “O Mágico de Nós”, numa referência ao clássico da literatura e do cinema “O Mágico de Oz”. O espetáculo explora a busca pelo mágico de Oz que existe dentro de cada pessoa, ou seja, aquele em nós capaz de despertar as nossas virtudes. A escolha do tema não foi aleatória. Também o Expressar tem como principal meta fazer despertar o bailarino, o cantor, o ator, o artista, enfim, a sensibilidade que existe em cada aluno e aluna da escola. “Acreditamos que toda criança, toda pessoa, já possui virtudes que podemos explorar com a dança, com a arte. Uma vez despertada por nós essas características, explorar isso e tornar o Festival um verdadeiro espetáculo, fica por conta dos alunos”, se anima Jane Paulino, diretora da escola e peça fundamental para a história de luz construída pelo Expressar em Sete Lagoas.
Nessa época do ano o ritmo é de pura disciplina, concentração e horas de ensaio. O clima é contagiante. Pode-se ouvir, do lado de fora da escola, palavras como “força”, “energia”, “emoção” e frases como “mostra a sola dos pés e a alma dos dedos” ou mesmo “põe a alma para pegar fogo senão não funciona”. É possível ver jovens dançando, cantando, decorando textos e também fazendo os exercícios da escola. É o caso de Camila Cristeli, que vai interpretar o papel da Doroty, personagem principal do espetáculo. Camila Cristeli ensaia de segunda a sexta, de 16h as 22h30 e ainda vai prestar vestibular para farmácia este ano. “Eu amo dançar! Meu pai, por exemplo, não entende e acha um exagero, mas eu seria mais triste se não pudesse dançar e me dedicar tanto à dança”, confessa Camila.
O Expressar, de acordo com Jane Paulino, valoriza a importância de uma arte que humaniza, onde o artista deixa transbordar, do fio de cabelo ao dedo do pé, todo seu sentimento para o público. Além de dançar, os bailarinos cantam e interpretam. “São dez anos de Expressar e os aprendizados são muitos, ajudaram na minha formação. Aprendi muito sobre disciplina, amadureci, tenho mais facilidade para enfrentar os problemas da vida. Eu nunca pensei que pudesse ser professor de ballet para crianças, por exemplo, e o Expressar meu deu essa oportunidade”, comenta Diego Rangel, professor e aluno do Expressar desde os doze anos de idade.
De acordo com Luciana Lanza, ex-aluna e bailarina do 1º Ato - companhia de dança de Belo Horizonte - a escola tem um diferencial no que diz respeito aos temas abordados nos festivais. “A escolha de um bom tema da literatura infantil é uma ação importante na formação de jovens sensíveis, fortes e autênticos. Arte sem poesia não é arte e o Expressar sabe muito bem disso, desde sempre”, reforça a bailarina. Dos temas abordados em festivais, podemos citar O Circo, História da Música, Dom Quixote, O Corcunda de Notre Dame, A língua portuguesa, Guimarães Rosa, A cidade de Sete Lagoas, dentre tantos outros.
Apresentações - As apresentações acontecerão no auditório da Unifemm nos dias 28 e 29 de novembro. Serão dois espetáculos por dia, sendo um com o elenco infantil às 16h30 e o outro com o elenco adulto às 20h. Os ingresso s custam R$12 antecipados na recepção da escola e R$15 na portaria do teatro.
Não perca a oportunidade de alimentar a alma e de prestigiar uma manifestação cultural genuína de Sete Lagoas.