segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FESTIVAL 2009









O Festival de Dança do Expressar de 2009 acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro com o tema “Mágico de Nós”, baseado no “Mágico de Oz”.

Se o ser humano tem um poder mágico, este é o poder de transformar-se, de modificar conscientemente a sua trajetória de vida, o poder de contribuir para a existência de um mundo bem melhor. Muito provavelmente Frank Baum, autor de “O Mágico de Oz” também pensasse assim. A obra, que completa 70 anos em 2009, rompeu com paradigmas da literatura infantil e fala de um mundo de sonhos, mas que tudo tem a ver com a realidade. O clássico da literatura que se tornou também cinema e teatro, fala sobre já possuirmos em nós o que verdadeiramente desejamos, sobre a importância do lar e de nossas raízes. Por abordar temas universais de forma tão peculiar, o autor fez de “O mágico de Oz” uma história transcendental, portanto, imortal.

Prova disso reflete-se no tema do festival do Expressar Dança e Pilates 2009, que comemora 25 anos de existência. A personagem “mágico de Oz” é mágico coisa nenhuma. Mas é um verdadeiro instrumento de luz e magia, que sem mágica proporcionou aos protagonistas enxergar o que há de mágico dentro deles. A escolha do tema, por sua vez, não foi aleatória. O Expressar, para sobreviver, frutificar e crescer por tanto tempo, não se esforça para fazer mágica. Simples e apaixonadamente acredita no potencial do ser humano, trabalha e se esforça por ele. Ensina e aprende. Ajuda seus alunos a descobrirem o mágico dentro de cada um e conduz a todos pela estrada de tijolos amarelos. Simples assim!
Sinta-se convidado(a) para o Fesival Expressar 2009. Dias 27, 28 e 29 de novembro, no auditório da Unifemm.

2 comentários:

  1. Me sinto convidada e estou certa de que é um privilegio ter em nossa cidade um espetáculo que nos surpreende a cada ano. Andaremos sim, pela estrada de tijolos amarelos ...(Vanilda)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza apoio o que a Ana Luisa afirma em relação ao Expressar... eu particularmente ví o Expressar nascer - na época do Corpus com Lea Sousa - quando ví essa excepcional bailarina, Jane Paulino,no palco. É certo que ví outros talentos alí também; e como de fato essas outras trilharam até um certo ponto o que o destino traçou para elas. Nesse sentido me sinto dentro do expressar como se fosse a própria Jane. Não tenho vocação para ser um Salieri da vida, mesmo porque tenho minha própria relação cultural abençoada, assim como o Expresar, mas esse grupo pode e deve ser um paradigma de coisas boas para a cidade. A condução administrativa de sua formatação evoca o uso criativo da economia da cultura e exemplifica como transformar a industria criativa da cultura em algo ´factível e coerente com nosso modus vivendi. Nessas bodas de prata que ora se comemora, é claro que me sinto mais dentro do que fora do Expressar ofertando um pouco da minha criatividade com os figurinos e fazendo a questão de criar, dirigir e produzir de perto a "A Floresta" uma coreografia maravilhosa onde fiquei aproximadamente 2 horas assistindo os ensaios e sentindo cada movimento dos corpos dos bailarinos encarnando a essência dos acordes do background sonoro e extraindo dos seus corpos a leveza e sensualidade da brisa que atravessa por entre ramos e folhas, a poesia da dança.
    Ao expressar votos de vida longa e que continue distribuindo simpatia e sinergia por onde quer que passe.

    A rede aan pertinho do que dá certo.

    ...E muito Axe pra Vos Mercê.

    ResponderExcluir